top of page
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS

UMA PRODUÇÃO

HfilMs e NOVOS LOUCOS POETAS

O filme

      Medo de Amar começou a ser idealizado em agosto de 2023 pelo diretor Danilo André Gregory. Em outubro do mesmo ano, o grupo Novos Loucos Poetas inscreveu o projeto no edital da Lei Paulo Gustavo, lançado em Frederico Westphalen. A proposta original era a criação de um documentário, mas, durante uma reunião entre o diretor e o grupo, a decisão foi de transformá-lo em um curta-metragem baseado em fatos reais. O projeto conquistou o primeiro lugar no edital, alcançando a pontuação máxima de 270 pontos.

     Antes de dar forma ao roteiro, o grupo se dedicou a um profundo levantamento de dados sobre violência doméstica em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil. A fase de pesquisa trouxe um olhar abrangente sobre o impacto social e emocional dos relacionamentos abusivos, criando uma base sólida para a construção dos personagens. A partir desses dados, o desenvolvimento do enredo teve início em fevereiro de 2024. Os ensaios começaram logo após a definição das características dos personagens, que foram moldados para representar diferentes perspectivas dessa realidade.

      Um dos pontos altos do processo foi a inclusão da atriz Neli de Fátima, convidada pelo grupo devido ao seu grande talento e reconhecida trajetória. O papel de Vilma, mãe da protagonista Ana, foi escrito especialmente para ela, como uma homenagem ao seu comprometimento artístico e sensibilidade na atuação. A presença de Neli trouxe ainda mais profundidade ao projeto, agregando uma visão materna e acolhedora à narrativa.

     Em entrevista ao Complexo Luz e Alegria de rádios, o diretor Danilo André Gregory destacou o talento e a dedicação dos atores do grupo, ressaltando que a escolha de Carolina Almeida, Susana Laís Brondani, Paulo Henrique Cadoná e João Paulo Ues Tamasia trouxe a segurança necessária para que cada cena fosse interpretada com excelência. Ele afirmou ter plena confiança na entrega emocional do elenco e na capacidade de transmitir a complexidade dos sentimentos abordados no filme.

     As filmagens começaram em maio de 2024 e se estenderam por várias locações de Frederico Westphalen, com a participação de mais de 80 profissionais e voluntários. O curta estreou em 25 de agosto de 2024, no Cine Globo Cinemas, em uma data simbólica escolhida por ser o "Agosto Lilás", mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e também para celebrar os 12 anos de trajetória do grupo Novos Loucos Poetas.

    Além da estreia no cinema, o curta-metragem foi exibido em sessões especiais em diferentes bairros de Frederico Westphalen, com o apoio do Cine SESC e um telão itinerante. Essas exibições buscaram levar a mensagem do filme para comunidades que registram os maiores índices de violência doméstica, promovendo debates e reflexões sobre a importância das redes de apoio e do rompimento do ciclo de abuso.

PATROCINADORES

SICREDI ACREDITA NA FORÇA DAS MULHERES
CLÍNICA ESTÉTICA VIRTUOSA
SUPERMERCADO BARRIL

APOIADORES

BUDDHA SUSHI
QUE CHIQUE, ALICE
VITROLA ACREDITA NA FORÇA DAS MULHERES
bottom of page